sábado, 11 de fevereiro de 2012

Conjunto Habitacional Heliópolis - Ruy Ohtake

Um projeto de interesse social geralmente é visto num molde quadrado/retangular por ser, de fato, a maneira mais fácil e mais rápida de se chegar a um resultado satisfatório, mas os horizontes não são tão limitados assim. É possível inovar numa idéia e escolher caminhos diferentes para se chegar lá. E foi por isso que escolhi o projeto do arquiteto brasileiro Ruy Ohtake para ilustrar essas palavras.
Sobre o projeto: Quando o edifício Quatiara (1972) foi projetado, com três banheiros reunidos num círculo com raio de 3,20 m e todas as demais áreas flexíveis em torno desse círculo, a intenção foi desenhar um apartamento de baixo custo, de forma circular.
Em 2008, a Prefeitura do Município de São Paulo convidou o escritório Ruy Ohtake para o desafio de projetar edifícios residenciais de interesse social. Foi retomada a idéia do edifício circular e desenhados quatro apartamentos por andar, de 49,2 m², com dois dormitórios. A sala se abre com largura de 6,50 m e amplos visuais para fora. Uma só parede concentra as instalações hidráulicas. 










Fontehttp://www.ruyohtake.com.br/index.html

Um comentário: